"Meu deleite é escrever: sobre a enfermagem, o cuidar e o viver" - Onã Silva

Onã Silva - A Poetisa do Cuidar

"...o homem criativo é o homem comum do qual nada se tirou". Abraham Maslow

. Estomaterapia: cuidado à fina flor da poesi... Onã Silva A Poetisa do Cuidar
.. A viagem fantástica em cordel pela históri... Onã Silva A Poetisa do Cuidar
.. Só conto pra você Onã Silva A Poetisa do Cuidar
...A Casinha de Clarinha (Coleção Letrita Ca... Onã Silva A Poetisa do Cuidar
..Cuidar e rimar é só começar Onã Silva A Poetisa do Cuidar
..Grandes Enfermeiras - Histórias da Enferma... Onã Silva A Poetisa do Cuidar
..Que cordelim lindim Onã Silva A Poetisa do Cuidar
.CORDEL DO TRABALHADOR: do labor até o burnô Onã Silva A Poetisa do Cuidar
.ENFERMAGEM COM POESIA: a arte sensível cuida... Onã Silva A Poetisa do Cuidar, Elioenai Dornelles Alves, Vários autores
.Histórias da enfermagem no universo de corde... Onã Silva A Poetisa do Cuidar
.Voa Balão... Voa Imaginação... Onã Silva A Poetisa do Cuidar
A Derrota de Penina Onã Silva A Poetisa do Cuidar
A Literatura das Mulheres da Floresta Autores diversos
A Quadradinha de Gude Onã Silva A Poetisa do Cuidar
A Quadradinha de Gude - 2ª edição Onã Silva A Poetisa do Cuidar
Anjinho Minho... Mãezinha Minha... Onã Silva A Poetisa do Cuidar
Bote fé no Sindicato, ele tem atitude é fato! Onã Silva A Poetisa do Cuidar
BOTTON CUIDARTE: Cuidar é arte, brincar faz p... Onã Silva A Poetisa do Cuidar
BOTTON Voa Balão... Voa Imaginação Onã Silva A Poetisa do Cuidar
Coletânea A Arte de Ser Mulher - Poesia Femin... Onã Silva A Poetisa do Cuidar, Vários autoras
Cronistas, Contistas e Poetas Contemporâneos ... Onã Silva A Poetisa do Cuidar, Adilar Signori, Alexandre Bonafim e outros
Enfermagem com Poesia: a arte sensível do cui... Onã Silva A Poetisa do Cuidar, vários autores
Enfermagem Simbora! Vamos lutar pelas 30 hora... Onã Silva A Poetisa do Cuidar
Federação Nacional põe o bloco da enfermagem ... Onã Silva A Poetisa do Cuidar
Histórias da enfermagem no universo de cordel... Onã Silva A Poetisa do Cuidar
Histórias de Florence Nightingale e Anna Nery... Onã Silva A Poetisa do Cuidar
Ludicidade e suas interfaces Onã Silva A Poetisa do Cuidar, Antônio Villar Marques de Sá e outros
Miriã, uma Enfermeira Bambambã Onã Silva A Poetisa do Cuidar
Mundo-Bola Onã Silva A Poetisa do Cuidar
Poesia nas lentes do monóculo: meus pais Onã Silva A Poetisa do Cuidar
Textos

O Que é Criatividade e a personalidade criativa

Livro resenhado: Criatividade, Capítulo 1: O Que é Criatividade, a personalidade criativa, criatividade como conjunto de habilidades cognitivas, a identificação dos indivíduos criativos

Autor: Eunice M.L.Soriano de Alencar

Resenhista: Onã Silva



Esta resenha destaca dois aspectos, de grande relevância, discutidos pela autora: a personalidade criativa e a criatividade como conjunto de habilidades cognitivas.

Ao enfocar a personalidade criativa a autora reporta-se aos primeiros empreendimentos científicos que identificaram e descreveram os traços da personalidade criativa, como as pesquisas de Mackinnom (1965, 1967, 1975) que distinguiram arquitetos mais criativos através de características como: flexibilidade cognitiva, persistência e dedicação ao trabalho, pensamento independente, maior abertura às experiências, à ambigüidade e aos interesses não convencionais; e os estudos de Barron (1969) com diversos profissionais e inclusive com mulheres mais criativas, identificando-os como intuitivos e espontâneos, mais tolerantes à desordem e à complexidade, abertos aos impulsos e fantasias, dotados de alto grau de energia - esta pesquisa destacou ainda traços inerentes aos escritores e artistas distintos dos outros sujeitos, como fantasia, originalidade, experiências místicas e inusitadas.

Pesquisas posteriores atinentes à personalidade criativa apresentaram resultados símiles àqueles encontrados na investigação de Barron. Ou seja, os aspectos que distinguem os sujeitos mais criativos são autoconfiança e independência; consciência dos próprios recursos criativos; tendência ao não conformismo; espontaneidade, gosto pela aventura e ampla gama de interesses; preferência pelo complexo e atração pelo misterioso; senso de humor; interesses artísticos e estéticos; abertura a sentimentos e emoções; menor interesse a relações interpessoais; percepção de si mesmo como criativo; intuição e empatia; menor crítica de si mesmo.

Ademais, os teóricos consideram que a motivação é um componente vital para desenvolvimento do potencial criativo dos indivíduos que não pode ser desvinculado das características inatas à personalidade criativa.

O segundo aspecto – a criatividade como conjunto de habilidades cognitivas – defende a autora que a área cognitiva e a psicológica estão interligadas e são interdependentes no que se refere aos processos do sujeito de conhecer, compreender, perceber, sentir, vivenciar, lidar, registrar e acrescentar informações aos estímulos do mundo externo, destarte, a fisiologia cognitiva afeta diretamente a personalidade e vice-versa.

Para melhor compreensão dos fatores correspondentes às habilidades intelectuais que influenciam o pensamento criativo, a autora destaca a histórica concepção de Guilford sobre o pensamento divergente descrito em 6(seis) estágios: habilidade de fluência, flexibilidade, originalidade, elaboração, redefinição e sensibilidade para problemas.

Além de investigar os fatores cognitivos relacionados à criatividade, Guilford contribuiu com estudos que apresentam outros delineamentos humanos como temperamento, interesses e atitudes também associados às habilidades criativas.

Vale ressaltar ainda as pesquisas deste teórico que identificaram as seguintes características às crianças mais criativas: apresentação de idéias divergentes e inusitadas, humor e fantasia, preferência por uma aprendizagem independente, desejo de tentar tarefas difíceis, busca de um objetivo, divergência de normas vigentes quanto ao próprio sexo.

Observa-se apenas que a autora poderia ter realizado uma abordagem mais detalhada sobre a identificação dos indivíduos criativos.

Sem dúvida, trata-se de uma literatura indispensável para profissionais de áreas
distintas, educadores, estudantes e interessados na temática criatividade.
Onã Silva A Poetisa do Cuidar
Enviado por Onã Silva A Poetisa do Cuidar em 09/06/2010
Alterado em 18/01/2014
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras
Amigo virtual, Onã Silva - A Poetisa do Cuidar convida você para uma visita e para bater um bom papo neste recanto literário-expressivo-criativo. Página de ideias criativas, poéticas e artísticas Criatividade e arte estão no ar! E-mail:onasilva@onasilva.com.br